sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Mito da Telinha- ou o paradoxo do fascínio da edcação mediada pelo computador Graziela Giusti Pachane

Em 1994, José Manuel Moran comparou o ensino tradicional com as possibilidades abertas pela educação mediada pelos meios de comunicação principalmente a TV e o vídeo, salientando que sobrepondo uma linguagem, uma multiplicidade d imagens e ritmos com a variedade fascinante de falas, de música, de sons, de textos escritos e isso não atinge sensorialmente, afetivamente e racionalmente.
Para o autor todos os sentidos são acionados, o nosso ser como um todo é atingido.
A TV permite um ritmo mais acelerado, mais vida na educação enquanto o ensino tradicional prende-se a uma forma mais estática e abstrata.
O uso das novas mídias como ferramentas educacionais, incorpora gradativamente o computador com a possibilidade de percorrer a vários caminhos e utilizá-lo não apenas como uma ferramenta de elaboração e arquivamento de texto, mas com um completo sistema de comunicação, cria a possibilidade de interação capaz de se comunicar simultaneamente com s pessoas de diferentes localidades.
O computador possibilita a inclusão de grupos antes excluídos do processo educativo, a quebra de barreira de tempo e espaço que propiciam a oportunidade de estudar para aqueles que trabalham, portanto o computador configura-se como ferramenta indispensável à imagem da escola que se pretende.
Segundo Rubens Alves.. é necessário que a educação seduza e envolva seu aluno no processo de aprendizagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios